Você é o que você lê!

 Ok, isso não é novidade para ninguém, não é? Afinal seus hábitos sempre mostram um pouco sobre você, sendo assim, o tipo de livro que você lê também o define. Mas não para por aí. Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Ohio foi mais afundo e provou cientificamente que os livros podem ter muito mais poder sobre nós do que imaginamos. Quer saber mais sobre isso?



 Quando você se perde nas suas história favoritas de ficção, você acaba sempre se identificando com algum personagem literário, certo? Bella Swan, Katniss Eveden, Hermione Granger, Elena Gilbert...
 Segundo a pesquisa da  Universidade Estadual de Ohio, quando ocorre essa identificação, você acaba adquirindo ainda mais características do personagem, mesmo inconscientemente.
  Basicamente, quando você gosta de uma história e se identifica com um personagem, seus pensamentos começam a se adequar ao que ele faria. Por exemplo, se você adora a Hermione, pode desenvolver seu lado mais intelectual, ou se gosta do Tyrion de Guerra dos Tronos, pode passar a se comportar de forma mais cautelosa e estratégica.
 Mas é claro que nem sempre o efeito é dos melhores. Harry Potter, por exemplo, tem uma fase revolta na adolescência. Se tornar mais como ele, pelo menos nesse momento, não seria legal para os leitores.

 Eu, particularmente, me identifico com muitos personagens dos livros que leio, mas a que eu mais ando me identificando ultimamente é a Clary a série "Os Instrumentos Mortais", porque quando ela enfia uma ideia na cabeça, não há quem a tire. Ela também é bem romântica e faz de tudo pra proteger as pessoas que ama. 

 E você leitor? Com que personagem literário se identifica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!