Resenha: Anjo Mecânico - Cassandra Clare

Título Original: Clockword Angel
Autora: Cassandra Clare
Nº de Páginas: 392
Editora: Galera
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥
 Encontre o livro: Skoob | Saraiva

Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 

 Como já diz na sinopse, a série Peças Infernais é um spin-off (uma história criada no mesmo universo de outra, com diferentes personagens) da outra série da autora, Os Intrumentos Mortais, que já tem resenha no blog.
  A história se passa em 1878 e conta a história de Tessa Gray, uma adolescente sonhadora de 16 anos, que adora livros e ama sua família, seu irmão Nate e sua tia Harriet. Mas depois que seu irmão se muda pra Londres e sua tia morre, se encontra sozinha.
 Então ela recebe uma misteriosa carta de Nate com uma passagem para Londres, a pedindo para ir morar com ele, e ela aceita imediatamente. É aí que sua vida começa a mudar.
 Tessa vai descobrir um mundo de magia, onde é mais poderosa do que pensa, e ela inclusive descobre seu poder. Ela é uma trocadora de formas, ou seja, pode ter o corpo de quem quiser, inclusive de pessoas mortas! eu hein
 O problema é que existem muitas pessoas querendo se aproveitar dela por causa de seu poder, inclusive duas irmãs estranhas, Dark e Black, que a aprisionam, afirmando que a estão treinando para que aperfeiçoe seus poderes, mas ela é torturada e ameaçada pelas duas.
 Quando Tessa está quase desistindo de tudo porém, algo acontece. Ela é libertada de sua prisão por um sedutor e corajoso jovem, que a leva para os Caçadores de Sombras (Nefilins, ou seja, filhos de anjos e humanos que protegem o mundo contra demônios), e eles a acolhem. Lá ela faz vários amigos, e descobre muito mais sobre sua origem, seu poder e esse novo mundo mágico, repleto de seres fantásticos como vampiros, feiticeiros, fadas e mais. Tessa pensa que o pesadelo finalmente acabou, mas ela não imagina que essa guerra entre céu e inferno está apenas começando.


— Cuidado, Nephilim. Como destroem outros, também serão destruídos. Seu anjo não pode protegê-los contra aquilo que nem Deus nem o Diabo fizeram.


 Vale apena prestar atenção em: Will Herondale, o sedutor, brincalhão, e fofo Caçador de Sombras, que aparentemente não está nem aí para nada, mas faz de tudo pelas pessoas que ama. Não sei porque, mas Will me lembrou muito Damon Salvatore de Diários do Vampiro. Pelas piadas que ele faz, pelo cuidado que ele tem com a garota que ele ama...
 Também vale a pena prestar atenção no fofo do Jem, que parece ser o mais centrado, mais calmo, mais sério do livro, e sempre está interessado em Tessa, em protegê-la e animá-la.


"'O que quer que você seja fisicamente', disse ele 'macho ou fêmea, forte ou fraca, doente ou saudável - todas essas coisas importam menos do que seu coração contém. Se você tem a alma de um guerreiro, você é um guerreiro. Seja qual for a cor, a forma, o desenho do abajur que esconde, a chama dentro da lâmpada continua a mesma. Você é aquela chama.'"

 Sim, Jem sempre tem a coisa certa a dizer.
 O final é do livro dá uma virada deixa o leitor sem fôlego. E te faz pensar: "Como isso está acontecendo?" ou então "Como não pensei nisso antes?".
 Cassandra Clare... O que mais posso dizer? Não consigo parar de elogiar a autora por sua forma de escrever e suas histórias altamente criativas, sem contar seus personagens muito bem escritos e apaixonantes. Apesar de tudo isso, o que mais me chamou atenção no livro foram alguns personagens presentes na série Instrumentos Mortais, mesmo tantos anos antes, como o feiticeiro Magnus Bane, que aparece sempre ajudando os nefilins nas duas séries, desafiando sua natureza. Os outros personagens, também possuem sobrenomes já conhecidos, ou seja, são antepassados dos personagens da série. Adorei essa ideia de gênio de Cassie Clare.
 O livro é narrado em terceira pessoa, que é o que eu prefiro, e o ponto de vista vai alternando principalmente entre Tessa, Will e Jem.
  E essa capa perfeitas, hein? Todas as capas dos livros da autora são impecáveis!
 Adorei tudo, mas só dei quatro na classificação porque em algumas partes eu achei o livro um pouco cansativo, mas acho que isso foi mais porque eu não estava no momento de uma leitura do gênero do que pelo próprio livro.

 E você leitor? O que faria se descobrisse que é um poderoso trocador de formas?

5 comentários:

  1. Me fez lembrar de Fallen da Lauren Kate. Esse negócio de céu e inferno, Deus e Satanás..tudo muito parecido e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com Fallen.

      Excluir
  2. Incrível. Maravilhoso. Surpreendente. Imperdível. Espetacular. O que mais posso dizer sobre este livro ? Sabe aqueles livros que te deixam com um sorriso bobo no rosto por dias ? Pois é, Anjo Mecânico é um desses ;)

    Já deu pra perceber que eu AMEI Anjo Mecânico, né ? k
    Amo Instrumentos Mortais e quando descobri As Peças Infernais já sabia que ia ser incrível ! Cassandra Clare é um gênio mesmo *--*

    Que a continuação chegue logo \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. vou começar a ler Cidade dos Ossos, mas creio que essa autora é maravilhosa por tantas criticas positivas recebidas dela. Então estou ansioso pela leitura :D

    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho os livros dos Instrumentos Mortais, mas ainda nao li.
    Esse Anjo Mecanico me chamou atençao pela capa e sempre fico namorando pensando se compro ou não compro hehehe
    Adorei a resenha. Gosto de livros com esses temas fantasiosos, anjos com humanos, etc e tal

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!