Resenha: Bela Maldade

Título Original: Beautiful Malice
Autora: Rebecca James
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 304
Classificação: ♥♥♥♥♥
Encontre o livro: Skoob | Saraiva

Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato.
 Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. 
 No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.
Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a nova amiga. Alice não gosta de ser rejeitada...

 Estou muito animada por fazer a resenha desse livro. Por que? Simples. Bela Maldade acaba de entrar na minha lista de livros favoritos. A história tem seus altos e baixos; é divertida, sexy, dramática e trágica ao mesmo tempo.
 A autora divide o livro em três partes da vida de Katherine: Sendo a primeira antes da tragédia que aconteceu em sua, quando ela era apenas uma adolescente mimada e egoísta que morria de ciúmes da irmã mais nova Rachel, orgulho da família. A segunda parte depois dessa tragédia, quando a família de Katherine se muda e ela tenta recomeçar a vida com novo nome e tentando passar despercebida, até conhecer a popular, descontraída e invejada Alice, que a leva para um mundo de diversão e liberdade. E daí nasce uma bela amizade entre as duas, uma amizade tão intensa, que Katherine confia cegamente em Alice, até a invejando por ser tão perfeita, tão capaz de fazê-la se sentir melhor em relação ao que está passando.
Já ouvi dizer que as pessoas encantadoras, poderosas, têm o dom de nos fazer sentir como se fôssemos a única criatura no mundo, e agora sei exatamente o que isso significa. Não sei bem o que ela faz, – outra pessoa teria parecido excessivamente ávida, até obsequiosa -, mas quando Alice me dá atenção dessa maneira, eu me sinto radiante, reconfortada pela certeza de ser plenamente compreendida.
 Mas com o tempo e a convivência, Katherine vai percebendo que sua melhor amiga não é assim tão perfeita, mas sim uma pessoa sem limites, vingativa, dramática e irritante. Mas agora já é tarde demais para voltar atrás, porque algumas amizades, realmente devem ser para sempre.
Por um instante penso em enfrentá-la, perguntar por que está tão decidida a me ferir, mas desisto rapidamente. É inútil. Não quero ouvir suas explicações – não há uma desculpa racional ou aceitável para o que ela fez – e não quero ouvir uma de suas justificativas insinceras. Só quero que saia daqui.
 Já a terceira parte, ocorre no futuro após essas histórias, mostrando como a vida de Katherine muda consideravelmente e como ela termina depois de tantas reviravoltas.
 A forma como a autora monta a história do livro é realmente um golpe de gênio, com essa forma de ligar os diferentes momentos da vida da personagem, sempre com um mistério, uma parte não resolvida, que nos faz pensar em alguém diferente para ser o culpado, mas sempre nos enganamos. A narração em primeira pessoa também é fundamental para entendermos mais o ponto de vista da protagonista e seus sentimentos.
 O final é surpreendente e esclarecedor. O tempo todo fiquei imaginando finais diferentes, mas nenhum dos que imaginei chegou perto da verdade.
 Recomendo muito. Vocês vão se surpreender e pensar duas vezes antes de confiarem seus maiores segredos a alguém...