Resenha: Amigos Inimigos

 Autora: Vanessa Martinelli
 Editora: Novo Século
 Nº de Páginas: 102
 Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥
 Encontre o livro: Skoob | Saraiva

Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?








 Recebi esse livro de parceria com a fofa da autora Vanessa Martinelli, e junto com ele, vinha um bilhete dizendo que era para leitores de 12-13 anos que estão entrando para o mundo da leitura. E realmente foi isso que eu mais vi na obra. O decorrer da história, o tema, a linguagem, tudo para essa faixa de idade.
 Em "Amigos Inimigos", acompanhamos a história de Maria, uma garota de catorze anos, que tem todos os problemas de garotas na sua idade, como confusões, amigos malucos, a mudança do corpo, paixões, um irmão mais novo que vive para provocá-la... E Jack seu ex melhor amigo de infância que ela nem se lembra porque pararam de se falar.
 As amigas de Maria são bem diferentes umas das outras. Morgana é rica e bem-humorada sempre, mesmo que seu humor às vezes seja um pouco ácido. Camila sofre com o problema de excesso de peso e a separação dos pais. Patrícia é a mais bonita e mais distraída da turma, sempre viajando em seu próprio mundinho.
 A história começa a mudar quando as amigas inseparáveis precisam participar de uma gincana da escola junto com Pedro (um nerd sempre educado e legal com todo mundo), Maurício (um garoto extremamente metido e egoísta), Gertrudes (uma garota bem estranha que gosta de chamar atenção) e Jack, o ex amigo brincalhão de Maria.
 Será que essa mistura de pessoas tão diferentes pode dar certo?
 Maria vai ter que lidar com os problemas alheios e decidir se o que sente por Jack é ódio, amizade, ou algo mais.
 O final do livro é muuuito fofo e nos deixa com vontade de ler mais ainda sobre a história.
 Sobre a escrita, o livro é daqueles que você lê em uma hora em um final de semana e consegue dar boas risadas. É pequeno, cômico e rápido de ler. Ideal para ninguém largar pela metade.
 A escrita é leve e com bastante diálogos, algo mesmo para quem está entrando na literatura infanto-juvenil, mas não é só essa idade que pode ler o livro, pois eu me identifiquei com muitas partes e também lembrei de muitas coisas da época de quando tinha a idade de Maria.
 Portanto é bom pra qualquer idade, qualquer pessoa. Recomendo muito pra quem quer rir um pouco e relembrar os velhos tempos.

Nova Parceria: Graciela Mayrink

É isso mesmo, galera. Mais uma parceria para o blog e dessa vez é com a autora Graciela Mayrink.





Biografia - Graciela Mayrink

Nasci no dia 19 de agosto de 1975, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1994 entrei para a Universidade Federal de Viçosa (MG), onde cursei Agronomia. Formei em janeiro de 2000 e fui para Lavras (MG) fazer mestrado em Fitopatologia, onde fiquei até defender minha tese em julho de 2002.
A partir de então me dediquei a trabalhar com automobilismo e mantive até agosto de 2010 o SuperLicença, site sobre o assunto. Neste mesmo tempo, fiz a assessoria de imprensa do projeto social Idéia Fixa, que ajuda famílias carentes do sertão nordestino.
Desde pequena sempre gostei de escrever e na adolescência me dedicava mais aos versos e poemas. Depois passei a escrever pequenos romances.
Para o primeiro livro, escolhi criar uma história que se passasse em Viçosa. Esta foi uma forma de homenagear a cidade que me acolheu por seis anos e onde fui muito feliz e passei alguns dos melhores momentos de minha vida.
Minha ligação com Minas Gerais é muito forte. Toda minha família é de lá, incluindo meus pais, e desde pequena viajei para o Estado nas férias e feriados. Sempre me senti metade carioca, metade mineira.
Juntamente com esta homenagem quis também prestigiar a pessoa que mais me incentiva e apóia: minha irmã Flávia. Tornei-a protagonista da história, mas não se engane: qualquer semelhança é mera coincidência. Em uma narrativa com muitos diálogos, tentei criar um enredo quase próximo ao real, em um romance que poderia acontecer com qualquer pessoa, inclusive você.


Sinopse de seu livro: Até Eu Te Encontrar

O quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida? É o que Flávia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança. Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma "mudança de ares". Em sua nova vida, ela conhece Sônia, amiga de infância de sua mãe e agora sua vizinha, que lhe conta a história de sua família materna, até então desconhecida para Flávia. Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seu destino e ainda precisa superar uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta.


 Aproveito o post para dar um recado da própria autora, que convida você, leitor a encontrá-la na Bienal Internacional do Livro em São Paulo. Informações abaixo.