Nova Parceria + Entrevista: Autora Carolina Munhóz

 Olá gente, estou aqui super feliz para divulgar mais uma parceria do blog, dessa vez com a autora Carolina Munhóz

Crédito: Leandro Bergamo

CAROLINA MUNHÓZ é jornalista e romancista, além de integrante do Potterish, um dos maiores sites de Harry Potter do mundo. A autora foi eleita como melhor escritora jovem de 2011 pelo Prêmio Jovem Brasileiro.
Aos 11 anos aguardou sua carta para Hogwarts, mas ela nunca chegou. A partir dos 18 se aventurou por diversos países como Inglaterra, França, Itália, Suíça e EUA, onde teve a oportunidade de conhecer os atores de Harry Potter.
Suas aventuras chamaram a atenção de meios de comunicação como Folha de São Paulo, Estadão, TV Cultura e Disney Channel. Foi destaque da Revista Época, ao lado das escritoras Cassandra Clare e Alexandra Adornetto e da rádio Record de Londres.
Atualmente é escritora em tempo integral e viciada em redes sociais.


Site da Autora


 Carolina é autora de dois livros até agora, vamos ver as sinopses?

Alguns jovens ganham presentes caros, passagens aéreas ou festas surpresas em seus aniversários de 18 anos. Melanie Aine ganhou o falecimento do pai, uma estranha tatuagem e a descoberta de que não era um ser humano.
Como se tudo isso não fosse suficiente, Melanie ainda descobriu por detrás da enevoada e mística cidade de Londres um mundo fantástico que até poderia ignorar, se não descobrisse ser parte importante dele. Um legado que traz com ele diversas tragédias e problemas pessoais que ela não espera se adaptar, mas não sabe se terá opção.
A única parte recompensadora parece ser seu encontro com um homem misterioso, oriundo de uma família bruxa poderosa, cuja relação caminha em uma linha bamba e tênue que separa afeto e fúria.
Um afeto que pode levá-la à transcendência e à vida eterna.
Uma fúria que pode conduzi-la à morte e ao esquecimento.
Dentre muitos feitiços, lutas, criaturas mágicas e eventos sobrenaturais, “A Fada” é uma história de descobertas e superações, sobre como o amor pode fazer várias pessoas redescobrirem a vida e a magia nela.





 EXISTEM PESSOAS NORMAIS em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais.
Existe uma explicação para isso.
Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se.
Causando loucura.
E MORTE.



E agora vem a grande surpresa. Para começar bem nossa parceria, a autora concedeu ao blog uma entrevista EXCLUSIVA! *-*


Vida de Leitora: Muitas coisas podem inspirar um escritor. Qual foi sua maior inspiração para escrever seu primeiro livro? Amigos, alguma viagem, algum livro...

Carolina Munhóz: Um sonho quando eu tinha 16 anos. Estava passando por uma fase difícil e em uma noite em que chorava e pedia para tudo melhorar, tive um sonho com uma fada linda. Toda a história do livro me veio naquela noite e no dia seguinte comecei a escrever. No terceiro capítulo percebi que estava criando um livro, então esse sonho e minha fé foram as principais inspirações.


V.D.L: Segundo a revista Época, você é candidata a seguir os passos de Cassandra Clare. Como se sente sobre isso? Você conhece o trabalho da autora, acha que seu estilo de escrita lembra algo dela?

C. M: Fiquei muito feliz com a matéria. Tenho um grande respeito pela escritora Cassandra Clare e sei o quanto ela é querida. Acompanho sua carreira desde a época de suas fanfics. Eu mesma comecei minha carreira assim, pois aos 12 anos escrevi a fanfics e songfics de Harry Potter. Fui comparada a Adornetto e a Clare porque fomos publicadas muito jovens e de alguma forma nos destacamos. Elas duas conquistaram espaço no New York Times Bestseller List. Eu mesmo em editora pequena estava saindo em alguns grandes veículos. A Revista Época quis dizer que tenho chance de seguir esses passos.

Eu já li Cidade de Ossos e estou lendo Halo. Gosto do estilo de escrita da Cassandra Clare e me identifico. Ela também usa assuntos pesados em seus textos. Acho que nisso somos parecidas, mas não na escrita propriamente dita.


V.D.L: Sabemos que escritores nacionais encontram muitas dificuldades para escrever. Qual foi o maior obstáculo que você encontrou como escritora? O que você fez para resolvê-lo?

C.M: Meu maior obstáculo foi ser publicada. Demorou quatro anos para que eu conseguisse ser publicada por uma editora pequena. Depois fiquei dois anos fazendo minha própria assessoria de imprensa para sair na mídia e conseguir uma boa clipagem. Só com isso consegui uma grande editora. Hoje são oito anos de carreira.

Um bom tempo que foi necessário. O importante é que não desisti dessa luta e sempre aconselho os jovens escritores a também não desistirem. São poucas as vagas, infelizmente, mas elas existem.


V.D.L: Você viajou por muitas partes do mundo. De que forma isso contribuiu para sua escrita?

C.M: Sempre fui muito aventureira. Amo viajar e me sinto livre toda vez que faço. Quando coloco um país na minha cabeça, trabalho bastante para juntar o dinheiro necessário e embarco o mais rápido possível. Nessas viagens aprendi muito sobre a vida e sobre outras culturas. Estive na Inglaterra duas vezes e isso com certeza me ajudou na criação de “A Fada” e de “O Inverno das Fadas”. Sem contar que nas viagens acabo aprendendo mais sobre o mercado exterior e conhecendo outros escritores.


V.D.L: Que cinco dicas você daria para os escritores que estão começando agora?

- Leia MUITO. Isso é essencial. É importante para sua formação como escritor e para sua noção de mercado.

- Escreva todos os dias, mesmo que não seja exatamente um livro. É importante treinar a criação de frases e diálogos. Um simples e-mail é uma forma de exercício. Escrever é uma profissão e como todas as outras é preciso praticar todos os dias.

- Aproveite as redes sociais, mas use com bom senso. Hoje é muito fácil acompanhar a vida de escritores que admirados e assim podemos aprender com eles. É também importante para um escritor estar em todas as redes sociais e ativo nelas. Só que é necessário tratar isso como parte do seu trabalho e escolher bem os posts. Causar intrigas, criticar muito e falar coisas pessoais demais ou constrangedores, não ajuda a carreira literária. Um futuro leitor ou editor pode estar lendo.

- Aprenda a lidar com seu ego. Essa é uma carreira composta de “nãos”. Acostume-se. Você vai ouvir muitas coisas negativas do mercado e de alguns leitores. Um escritor precisa se acostumar com esse tipo de resposta ou com atitudes negativas, pois a carreira exige isso.

- Crie um plano maluco! Não existe fórmula mágica para o sucesso. Cada escritor tem uma história diferente de vida e de mercado. Se você parar para ouvir, quase todas são malucas e tinham tudo para dar errado. Crie sua própria e tente batalhar com todas as suas forças.