Resenha: Melancia

Título Original: Watermelon
Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Nº de Páginas: 490
Classificação: ★ ★ ★
Série: Família Walsh #1
Encontre o livro: Skoob | Compare e Compre

Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, paea convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...


 Fiquei um bom tempo pensando antes de escrever essa resenha. Tentando achar um jeito de resenhar o livro sem dar spoilers e sem mostrar uma opinião tão negativa sobre o livro, que foi o que eu achei. Vamos ver se me saí bem?
 Não podemos negar que ele desperta várias emoções nos leitores ao mesmo tempo.
 Em "Melancia", nos deparamos com a história de Clare, que tem 29 anos, tem o marido perfeito, o emprego perfeito e a vida social perfeita. Ela é engraçada, descontraída e de bem com a vida. Tudo isso, porém vai por água abaixo logo que ela tem sua primeira filha. Ainda no hospital, ela recebe a notícia de que seu marido está a deixando, para viver com sua vizinha gorda.


“— Claire, ouça — disse ele, começando a ficar um pouco agitado. — Vou deixar você.
— O quê? — perguntei, lenta e cuidadosamente. Devo admitir que agora ele tinha toda a minha atenção.
— Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito, mas devo fazê-lo — despejou ele, branco como um fantasma, com os olhos brilhantes de angústia.
— O que quer dizer com "encontrou" outra pessoa? — perguntei, perplexa.
— Quero dizer que... bem... apaixonei-me por outra pessoa — assumiu ele, com ar arrasado.”


 Aquilo é o fim para Claire, ela perde o chão e não sabe o que fazer da vida. Então decide voltar para a Irlanda onde sua família mora para passar um tempo e colocar a cabeça no lugar.
 Então, nessa casa, amparada por seus pais e duas de suas irmãs completamente loucas, Claire passa por várias fases após sua rejeição. A fase do ciúmes, a fase do ódio, a fase da autopiedade, a fase do medo, a fase da bebida e muitas outras.
 E essa foi a parte que eu odiei no livro. Simplesmente odeio a personagem principal nesse meio tempo. Ela passa um bom tempo reclamando porque o marido a deixou, achei isso muito cansativo.
 E aí as coisas começam a mudar quando Clare conhece Adam, o amigo de sua irmã Helen que parece fazer todas as garotas ao seu redor se sentirem atraídas por ele. É gentil, doce, engraçado, muito bonito e sedutor. É evidente que há alguma coisa ocorrendo entre eles, mas Claire se nega a aceitar isso pois acha que ainda ama seu marido.
 E agora? Será que Claire irá perdoar o traste (foi a melhor palavra que consegui achar para defini-lo) ou se entregará a um novo amor com o lindo Adam?
 Só lendo para descobrir!
 Eu fui ler Melancia porque todo mundo fala muito bem da autora Marian Keyes e estava atrás de uma leitura leve. Bom, eu realmente encontrei algo leve, mas também encontrei decepção.
 Como já disse acima, odiei a personagem principal na maioria do tempo, e quando acho que não pode piorar, aparece o ex-marido cretino dela que é mil vezes pior. Sabe quando você simplesmente tem vontade de entrar no livro e dar um tapa na cara da maioria dos personagens? Foi assim que me senti.
 Outra coisa que não gostei foram as metáforas que ela usava para expressar seus sentimentos. Claro que às vezes era legal e eu dava boas risadas, mas às vezes era pura enrolação e ela demorava uns cinco parágrafos pra chegar onde queria, achei isso cansativo.
 Sei que vão me achar um ET por não adorar o livro como a maioria das pessoas, mas essa é apenas minha humilde opinião. Apesar de tudo, vale a pena ler, principalmente pelo final, que salvou todo o resto.
 Agora que descobri que é uma série, talvez vá ler os outros livros, pois adorei as irmãs da Clare e quero saber mais sobre as histórias delas.

 Puxa, parece que exagerei um pouco e a resenha ficou meio grande. Mil desculpas. Tento agilizar na próxima, ok?