Será que os zumbis são os novos vampiros da literatura?


Não é segredo pra ninguém. Eu sou fã de literatura fantástica e sobrenatural. Também sou fã de vampiros, que após a febre Crepúsculo, se tornaram cada vez mais frequentes no mundo dos livros (aliás não só nos livros, mas em séries, filmes e mais). É fato que depois da explosão da saga da querida Stephenie Meyer, vários autores entraram na onda dos sugadores de sangue. Em cada livro diferente, encontramos uma nova mitologia, uma nova lenda para eles. Eles podem andar no sol só se usarem um anel, ou podem brilhar; podem entrar nas casas apenas com convite, ou só se alimentar de animais; podem se transformar em morcegos, ou em dragões.

 Vamos lembrar alguns exemplos de grandes sucessos vampíricos na literatura?

  

  

 Mas de um tempo pra cá, venho observando que outro grupo sobrenatural vem fazendo muito sucesso na literatura. E esse grupo é nada mais nada menos do que os mortos-vivos!
 Não sei se vocês já viram, mas eu já fiz um post aqui no blog, falando sobre uma das minhas séries favoritas, The Walking Dead. Essa série é baseada em quadrinhos criados por Robert Kirkman em 2003.
 Há algum tempo atrás, saiu o livro da série, também escrito pelo autor, e então fui procurar mais sobre livros de zumbis e descobri que há muito mais do que parece. Há romances zumbis, filmes sobre zumbis sendo adaptados para a TV, etc.
 Assim como no caso dos vampiros, cada autor tem as características próprias para seus zumbis. Eles podem ser apenas seres atormentados que vagam entre os mundos dos vivos e dos mortos, procurando um caminho para descansar em paz, podem ser fruto de um vírus mortal que se espalhou mundialmente, ou podem ser uma espécie de soldados criados para uma grande guerra.

 Um livro sobre zumbis que está dando o que falar no momento é o Zumbis x Unicórnios, uma coletânea de contos escritos por dez autores, cinco defendendo os zumbis e cinco, os unicórnios, incluindo escritores famosos como Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfield. Eu acho que já tenho meu lado preferido.

 Mas além desse, há outras obras e séries sobre o tema fazendo a cabeça dos leitores. Vamos conferir:

  
  
  

*Lembrando que ao clicar em qualquer miniatura, você será direcionado para a página do livro no skoob e terá mais informações e opiniões sobre ele.

 A verdade é que, ambos os temas vêm dando muitas ideias criativas e muito lucro para muitos escritores. 
 Será que os zumbis são a nova febre literária mundial?
 E você, de que lado fica nessa batalha?