|Resenha| Cinquenta Tons de Cinza

Título Original: Fifty Shades of Grey
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 455
Classificação: ★ ★ ★ 
Encontre o livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos.


 Bom, eu tinha vários motivos para ler 50 Tons de Cinza. Primeiro que é uma fanfic baseada em "Crepúsculo", da diva Stephenie Meyer, e como eu também escrevo fanfics, fiquei interessada. Outro motivo é o tumulto que a trilogia estava causando entre os leitores e como sou curiosa...

 No livro, conhecemos Anastasia Steele, uma jovem universitária de 21 anos, em seus últimos dias de faculdade, completamente tímida e desastrada, ela tem uma vida monótona, mas agradável ao lado de seus amigos Kate e José. A vida de Anastasia começa a mudar quando ela precisa entrevistar o empresário multimilionário Christian Grey no lugar de Kate. Ana nunca havia visto um homem tão sexy e intrigante em sua vida, e a química entre os dois fica evidente durante toda a entrevista.
 Ana sai de lá babando por ele e torcendo para que eles se encontrem novamente, e digamos que o destino vai dando uma ajudinha e os encontros entre os dois se tornam cada vez mais frequentes (e mais desastrosos).
 Um está evidentemente atraído pelo outro, e até então os dois poderiam ser o casal perfeito, se não tivesse um porém: Christian vê de uma forma diferente os relacionamentos amorosos, ainda mais quando se trata de seus jogos sexuais.

 Agora Anastasia precisa escolher se irá ceder aos estranhos caprichos de Christian ou perder para sempre o único homem que mexeu com ela de uma forma tão intensa.

 Eu gostei muito da construção dos personagens. Como o livro é narrado em primeira pessoa, podemos acompanhar os pensamentos da Ana, que é sempre insegura, confusa, mas ao mesmo tempo muito irônica e engraçada. Já Christian Grey... Ah, o que posso falar dele? Se tem uma palavra para descrevê-lo é intenso. Ele é um turbilhão de emoções. Confesso que no começo eu não gostei dele, é frio e controlador, mas ao mesmo tempo é sexy, cuidadoso, romântico e inconstante. Em um minuto ele está bravo e no outro está rindo, e isso me deixou muito curiosa para saber mais sobre o porquê de ele ser assim. E ainda tem todo um mistério envolvendo seu passado, que gente! 

 Não posso dizer que o livro não me decepcionou. Não que eu não tenha gostado, mas acho que ele não é tudo o que as pessoas dizem. Até a metade, não achei nada demais no livro, e senti que faltava romance, o que muda um pouco com o desenrolar da história. Até o último capítulo eu não estava nem um pouco curiosa para ler a continuação, porque nada ali havia me chamado tanto a atenção. Mas no último capítulo acontece uma reviravolta incrível e por isso não vou aguentar minha curiosidade e terei que ler a continuação para saber como essa reviravolta se resolve e desvendar de uma vez por todas o mistério que é Christian Grey.

PS: Uma coisa legal pra você que como eu é fã de Twilight, é ler o livro tentando comparar cada personagem com os da saga, já sabemos que Ana e Christian são inspirados em Bella e Edward, mas e os outros personagens? Foi muito divertido pra mim ficar fazendo essas comparações durante a leitura.

 E você? Qual a sua opinião sobre esse livro tão polêmico?