|Resenha| A Gente Ama, A Gente Sonha



 Depois de semanas sumida, depois de muitas provas finais e dias no hospital, eu posso dizer: FÉÉÉÉÉÉÉÉRIAS! Finalmente! Agora prometo que depois dessa loucura, eu vou me dedicar mais ao blog e tudo voltará ao normal.

Autora: Fabiane Ribeiro
Nº de Páginas: 260
Classificação:  ★ ★ ★ ★ 
Encontre o Livro: Skoob | Com a autora
Sinopse: Num futuro distante, em que a humanidade é completamente diferente daquela que conhecemos, Vanessa depara-se com situações para as quais foi treinada a não se importar: morte, fé, família, amor. Uma mensagem vinda do ano de 2012 é apenas o começo das mudanças em sua vida, que se intensificam quando ela começa a sonhar livremente, o que também era proibido. Em uma narrativa sobre a reinvenção do homem do futuro, dos valores e do mundo, A gente ama, a gente sonha, é um misto de ficção futurista com os dramas atuais da humanidade, que, apesar dos esforços, nunca mudam. As perdas e os sonhos vão levar Vanessa a descobrir um mundo novo e a resgatar sentimentos escondidos em seu peito. Descobrir quem é o rapaz misterioso dos seus sonhos é apenas um de seus problemas, quando, na verdade, amar é o maior crime que ela poderia ter cometido.

 Uma distopia de dar orgulho dos autores nacionais.

 É assim que me sinto em relação a esse livro, e não é segredo pra ninguém que eu sou uma grande fã de distopias, certo?
 "A Gente Ama, a Gente Sonha" se passa a muitos anos a frente do nosso. Onde a natureza foi completamente destruída pelo ser humano. Não temos mais ar puro, nem animais, pouquíssima água e nossa vida é completamente controlada por máquinas. Sentimentos são proibidos, e as únicas pessoas que tem direito a uma vida "menos pior" são as ricas. Achei muito curioso a divisão de classes-sociais presentes no livro: M, P, R e E (Miseráveis, Pobres, Ricos e Extremamente Ricos).
 E então temos Vanessa, uma personagem bem curiosa. Ela pertence à classe R e apesar disso, não se conforma com a vida que leva e contraria todas as leis do Maquinário (governo). Ela mantém sentimentos por sua família e pelos pacientes do hospital em que trabalha e se interessa pela civilização antiga e seus costumes.
 Após achar uma garrafa com uma mensagem do passado, com um relato sobre como a natureza e o amor são valiosos e estão sendo desvalorizados, Vanessa começa a se perguntar se a forma como vive é a correta. As coisas começam a ficar ainda mais  estranhas quando sua máquina de sonhos quebra e ela sonha com um mundo mágico e um amor misterioso. Agora ela precisa descobrir mais sobre os antigos e ainda descobrir quem é o garoto misterioso de seus sonhos. Irá Vanessa enfrentar a tudo e a todos para realizar seus sonhos?
 Uma história bem original, não?
 Eu gosto muito da escrita da Fabiane. Ela é bem gostosa. Sabe daquelas em que você até esquece das páginas e vai lendo e lendo sem perceber? É uma leitura leve e ao mesmo tempo com muito conteúdo. Fora isso, suas histórias sempre são daquelas em que você termina se colocando no lugar dos personagens e refletindo sobre os próprios atos.
 Uma coisa que me incomodou só um pouco é que muitos personagens são apresentados na história, e por isso eles não são aprofundados. Senti falta de conhecer mais sobre alguns personagens que passaram muito rápido.
 Esse é o segundo livro que leio da autora e posso dizer que estou ansiosa por mais.

 Quotes favoritas:

Um amor que seja doce. Que me faça sorrir e que, quando eu tiver de chorar, me ampare em seus ombros enquanto enxuga minhas lágrimas. Um amor que me leve ao cinema e que, mesmo que não tiver os mesmos interesses que eu, saiba fingir para manter uma boa conversa. Um amor que me dê boa noite e que, logo em seguida, acompanhe-me pelos vales dos sonhos que sonharemos juntos.
 -Quando tudo ficar escuro e você não conseguir ver nada à sua volta, lembre-se de que guardei estrelas em um potinho pra você. Nenhuma escuridão dura para sempre.
 Como disse acima, esse é o segundo livro que leio da autora. O primeiro foi Corações em Fase Terminal. Pra quem quiser conferir a resenha, é só clicar aqui.

 Então, o que acharam? Já tiveram algum contato com a autora? Têm curiosidade? Bora comentar!