|Resenha| A Seleção

Título Original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Nº de Páginas: 368
Classificação★ ★ ★ ★ ★
Encontre o livro: Skoob | Saraiva

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
 Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.


Acho que sou bem suspeita pra falar desse livro porque já assumi que sou viciada em distopias. A Selção trata-se de uma mistura de romance, reality shows e distopia... Que deu MUITO certo! Na verdade, apesar de se enquadrar bem no gênero, não tem nada a ver com o estilo de Estilhaça-me ou Jogos Vorazes. Então se está procurando algo do tipo, desista.
 Confesso que comecei esse livro com o pé atrás, achando que seria bem bobinho na verdade. Mas fui muito mais que surpreendida.
 Em um mundo divido por castas, America Singer, da casta Cinco, que pertence aos artistas, não tem uma vida boa, mas também não pode reclamar, pois existem muitos piores, os da Oito por exemplo. Ela namora em segredo um Seis, Aspen. E os dois vivem um romance intenso durante dois anos. Aspen é fofo, carinhoso, protetor e um pouco egoísta.
 As coisas começam a mudar quando ela recebe uma ficha de inscrição para A Seleção, que encontrará a nova princesa de Illéa, mas ela não quer ir e abandonar Aspen e sua família.
 Depois de várias reviravoltas, porém, ela acaba sendo escolhida e vai parar no palácio. De uma hora pra outra, America se vê em um mundo completamente diferente, rodeada por criadas, roupas caras e outros luxos, participando de um jogo que traria a coroa. Fazendo novas amigas e inimigas, e o melhor de tudo, conhecendo melhor o príncipe, que é bem diferente do que ela imaginava.

 Gostei muito da America, por ela ser humilde e determinada e não deixar que todas essas mudanças  façam com que esqueça de onde veio.

 É como se fosse um conto de fadas moderno. A história me lembrou  a Kate Middleton, a princesa de Londres.
 A escrita da Kiera é muito gostosa e ao mesmo tempo intensa nos deixando com vontade de devorar o livro. Uma leitura rápida e que vale muito a pena

Quote:

Olhei-me no espelho. Ainda parecia ser eu mesma. Era a versão mais linda de mim que já vira, mas eu reconhecia aquele rosto. Desde que meu nome fora sorteada, temia me tornar irreconhecível, um ser tão recoberto por camadas de maquiagem e atulhado de jóias que eu teria que cavar por semanas até encontrar a mim mesma. Por ora, eu ainda era America.

 Não tinha como começar o ano com um livro melhor!