Confissões de uma blogueira novata e algumas dicas


 Oi, oi gente! Estou aqui hoje para começar uma nova coluna no blog, chamada Confissões. Há tempos estou tentando dar uma cara mais pessoal para o blog, falar mais sobre a minha vida e não só sobre os livros que leio, afinal o blog é uma espécie de diário certo?
 Então eu criei essa coluna e quinzenalmente vou postar algumas confissões minhas sobre diversos assuntos relacionados ao meu dia-a-dia, não necessariamente sobre livros. Espero que gostem.

 E o primeiro tema que escolhi foi... Blogs. Isso mesmo. Um assunto que aposto que todo mundo aqui conhece muito bem certo?
 Antigamente os blogs tinham como objetivo ser um diário virtual, onde as pessoas falavam sobre suas vidas e desabafavam. Mas é claro que isso ficou no passado! Hoje os blogs deixaram de ser um hobby e se tornaram uma profissão pra muita gente. Temos vários exemplos de blogueiras por aí que hoje se sustentam disso, como a Bruna, do Depois dos Quinze, e a Lia, do Just Lia.
 Mas quem vê essas blogueiras super famosas hoje não imaginam o trabalho que dá fazer um blog. Ter que pensar em post, layout, divulgação, parcerias, como atrair o público e tal. Se manter um blog já é difícil, imagina se destacar o bastante para se sustentar dele? É uma mistura de muita dedicação e por que não, um pouco de sorte. E essa ilusão de que vamos fazer sucesso da noite para o dia, acaba deixando tudo ainda mais cansativo, quando não conseguimos nosso objetivo logo de cara.
 Não estou dizendo que ter um blog é chato. O meu , por exemplo, apesar de pequeno, já faz parte de mim. Eu sempre estou pensando em como inovar, como fazer um post, como resenhar tal livro. E isso de certa forma é legal, pois eu amo o que faço.
 A verdade é que eu amo ser blogueira, amo escrever sobre o que me faz feliz e amo ouvir as opiniões de outras pessoas sobre o mesmo assunto. Todo o trabalho é recompensado quando ouço alguém falando que se identificou com um post, ou que leu um livro por causa da minha indicação e adorou. Posso não ser uma blogueira mega conhecida e nem viver disso, mas enquanto compartilho o que sei, e tem gente gostando, isso pra mim basta.

 Agora pra você que pensa fazer um blog, eu tenho duas dicas que parecem bobas, mas são essenciais. Não que eu seja experiente nem nada, afinal meu blog não tem mais de um ano como sério. Mas eu sou leitora de milhões de blogs (tá, nem tanto) e vou falar pra você um pouquinho sobre minhas experiências.

 Ame o que você faz! Como disse ali em cima, ao contrário do que muita gente acha, ter um blog dá trabalho, então não adianta fazer um, seja do que for, só pra ganhar produtos de parceria ou ficar famoso do dia pra noite, porque não vai rolar. Você tem que falar sobre o que realmente ama e porque ama, senão o blog acaba se tornando um fardo e você não irá longe. Eu amo ler, é isso que eu sei fazer. De que adianta eu fazer um blog sobre maquiagem sem saber nada do assunto?

 Dê personalidade ao seu blog! Acho que essa é a parte mais difícil, e confesso que até hoje ainda não sei se consegui. Não adianta de nada você ter o layout mais lindo, e posts gigantes se seu blog não tem um pouquinho de você. Pra mim, o que mais chama atenção em um blog é ver um pouquinho da pessoa naquilo em que ela posta. Um jeito de fazer isso pode ser através de fotos e vídeos. Eles também são muito importantes e mostram muito da sua personalidade. Eu sei que existem pessoas, como eu, que odeiam gravar vídeos por morrer de vergonha, mas existem outras possibilidades. Tirar fotos das coisas que gosta, ser criativo, até a sua forma de escrever pode fazer a diferença.Você tem que escrever como se estivesse conversando com um amigo, deve mostrar proximidade com os seus leitores. Tudo isso, mostrando quem você é, atrai o público. Afinal, seus leitores estão procurando alguém com quem se identificar.

 Bom, acho que só isso que tenho pra falar sobre o assunto, por enquanto. Se fosse escrever tudo que queria, daria um post gigantesco (falo muito, eu sei). Mas claro que existem outras coisas que não entram em questão agora.
  Espero que tenham gostado dessa nova coluna, eu estou bem animada. E se gostaram, deixem seus comentários que eu me animo e já adianto o próximo post, onde vou fazer confissões de uma compradora compulsiva.