|Resenha| O Livro do Amanhã

Título Original: The Book Of Tomorrow
Autora: Cecelia Ahern
Nº de Páginas: 367
Editora: Novo Conceito
Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Encontre o Livro: Skoob | Submarino | Saraiva | Livraria Cultura

 O Livro do Amanhã foi o primeiro contato que tive com a autora Cecelia Ahern (queria ter lido P.S. Eu Te Amo primeiro, mas ainda não tive tempo). E vamos ver o que achei.

 O livro conta a história de Tamara Goodwin, a típica adolescente rica de cidade grande que se acha melhor que todos e a mais rebelde do mundo. Confesso que achei a Tamara do começo muito infantil e mimada e isso me irritou muito um pouco.
 Então um choque de realidade vem para mudar a sua vida e a de sua mãe: Seu pai comete suicídio, deixando as duas desamparadas e afogadas em dívidas. A única solução é se mudar para a casa do seu tio caipira e vender a casa.
 Tamara não suporta ter que largar o glamour da cidade grande pelo nada do campo, e não suporta também que sua mãe esteja agindo de forma tão estranha em relação à morte do pai. Suas atitudes não parecem nada com as de uma pessoa em luto. E como se isso não bastasse, ela tem certeza de que seus tios estão escondendo alguma coisa.
 E essa é a nova vida de Tamara, presa com um bando de malucos no meio do nada. Por sorte logo ela encontra algumas distrações como a biblioteca itinerante, dirigida pelo incrível Marcus.
 É lá que Tamara encontra um livro estranho, trancado. Depois de fazer de tudo e finalmente conseguir abri lo, ela descobre que se trata na verdade de um diário em branco, que misteriosamente conta, em sua própria caligrafia, o que o dia seguinte lhe reserva. Talvez com essa ajudinha do futuro, ela finalmente consiga entender o que acontece a sua volta... Ou talvez os mistérios que as cercam são maiores do que ela imagina.

 Sinceramente? Eu esperava mais do livro. Por ser da mesma autora de P.S. Eu Te Amo (que eu vi o filme e é lindo), achei que seria uma coisa mais adulta. Não gostei da personagem principal, e apesar de gostar do mistério e dos rumos que a história tomou, não gostei do desfecho, parecia que a autora queria correr pra terminar e ao mesmo tempo nos dar aquela emoção, mas não deu muito certo. Ficou corrido e sem sentido. Por isso eu tirei uma estrelinha do livro.

 Sobre a escrita da autora, é bem gostosa, você lê rapidinho.

 Vale a pena? 
 Sim, apesar de tudo é um livro legal, perfeito pra ler quando se quer uma história mais leve, rápida, só pra matar o tempo. Só não criem muitas expectativas, como eu fiz, porque isso pode decepcioná-los um pouco.

 Antes, eu nunca pensava no amanhã. Vivia no aqui e agora. Queria isso já, queria aquilo agora. Na última vez em que vi meu pai, gritei com ele, disse que o detestava e depois bati a porta em sua cara. Nunca recuei um passo, nem dei um passo fora do meu mundinho, para pensar por que cargas-d'água eu dizia ou fazia tais coisas, e o que era magoar outra pessoa. Disse a papai que jamais queria vê-lo de novo e jamais o vi. Nunca pensei no dia seguinte, nem na possibilidade de que aquelas seriam as últimas palavras que dirigiria a ele, nem que aquele seria meu último momento com ele. É demais da conta isso tudo com que tenho de lidar. Tenho montes de ações pelas quais preciso me perdoar. Vou levar tempo para conseguir.
 Pág. 16
 ★ ★ ★ ★