|Resenha| Garota Exemplar

Título Original: Gone Girl
Autora: Gillian Flynn
Nº de Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Amy Dunne desapareceu. No dia de seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas caem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.

Encontre o Livro: Skoob | Submarino | Saraiva

 Depois de ler Sangue na Neve, percebi uma coisa que até então eu nunca imaginei: Sou apaixonada por romances policiais! E Garota Exemplar não deixou a desejar.

 O livro conta a história de um casal aparentemente perfeito. Amy é linda, rica e inteligente, famosa por ser a estrela de uma série de livros escritos por seus pais: Amy Exemplar. Já Nick é um jornalista atencioso e sempre coloca a família em primeiro lugar. Depois de sua mãe falecer e seu pai ser internado numa clínica psiquiátrica, os dois são obrigados a deixarem Nova York e se mudarem para uma cidade pequena às margens do rio Mississippi.

 Então no dia do aniversário de cinco anos de casamento, Nick sai para trabalhar e quando volta encontra sua sala revirada e sua esposa sumida. Desesperado ele vai á delegacia, mas a cada hora que passa, seu comportamento parece mais suspeito.
 Essas suspeitas só aumentam quando lemos as anotações no diário de Amy, as histórias simplesmente não batem. Segundo Amy, o começo do casamento foi um sonho, tudo alegre. Mas com o passar do tempo, Nick deixa de ser amoroso e atencioso e se torna um marido frio, impaciente e agressivo.

 O que eu mais gostei foi a forma genial como a autora desenvolveu a história. Os capítulos são alternados entre pontos de vista de Nick e Amy, e isso nos faz mudar de opinião a cada página, porque os dois se dizem inocentes. E agora, só nos restam vários mistérios para desvendar. Onde está Amy? Nick é culpado? Quem está contando a verdade? Os personagens também são muito bem construídos, você consegue entender cada escolha, cada reação de cada um. Gillian Flynn conseguiu escrever um livro envolvente, chocante e acima de tudo inteligente, colocando cada pista no lugar e hora certos.

 Sabe aquela leitura que te prende do começo ao fim? Foi assim que me senti, sem conseguir largar nem um minuto, querendo saber o que aconteceria a seguir.

 A única coisa que não me ganhou foi o final, achei um pouco absurda demais a conclusão da história, mas até isso acabou me ganhando por ser tão bem estruturado.
 "Minha mãe sempre dissera aos filhos: se você está prestes a fazer algo, e se quer saber se é má ideia, imagine impresso no jornal para o mundo todo ver."
 Pág.164
★ ★ ★ ★ ★