|Dica de Blogueira| Como escrever uma resenha?



 Então você quer começar um blog (ou já começou) e tem dúvidas sobre como escrever uma resenha que conquiste, chame atenção dos seus leitores? Seus problemas acabaram!
 Não sou uma especialista no assunto, passo longe disso, mas ao longo desse tempo de blog aprendi muitas coisas sobre resenhas que podem ajudar, coisas que chama atenção nas que leio de outros blogs e que sei que todo mundo gosta, e agora vou compartilhar com vocês. Vamos lá?

Reúna informações sobre o livro: Número de páginas, sinopse, links de lojas, preços... Informações como essas influenciam muito nas opiniões e dão um toque a mais na sua resenha.

Use quotes: só assim seus leitores saberão um pouco mais sobre o estilo de escrita do autor.

Fale sobre os personagens: Qualquer bookaholic que se preze tem no mínimo um personagem com o qual se identifica. Falando um pouco sobre os personagens principais, suas personalidades, seus objetivos, sonhos, manias, você acaba conquistando mais futuros leitores.

 Seja equilibrado!
-Nunca seja 100% negativo. Não é porque o livro não funcionou pra você, que outras pessoas não irão gostar. Sei que pode ser difícil, mas tente destacar sempre os pontos positivos, mesmo que sejam poucos e fracos.
-Não puxe saco! Assim como falar muito mal, puxar saco de um livro só por ser de um autor/editora famoso/parceiro é uma péssima ideia. A dica é ser sincero SEMPRE, não adianta ficar querendo colocar qualidade onde não tem só para agradar alguém, assim com o tempo você acabará perdendo sua credibilidade.

Não faça resenhas muito extensas. As pessoas sempre procuram por praticidade, então uma resenha quilométrica nunca será atrativa. Tente colocar só o básico, informações principais sobre a história, a escrita do autor e sua opinião.

Evite Spoilers! Não sei vocês, mas eu sou completamente anti-spoilers. Tem coisa mais chata do que você estar super animado por um livro/filme/série e vem aquela pessoa desagradável te contar o final da história? Acreditem, sei muito bem como é difícil segurar aquele segredo incrível da nossa série favorita, mas se controlar é sempre bom pra não estragar a surpresa dos outros.

Eu deveria ler esse livro porque... E por último (e MAIS importante) você deve mostrar porque as pessoas deveriam ler o livro: o que ele tem diferente, por que mexe com a gente, o que ele acrescentará na nossa vida. Essa é toda a motivação que alguém precisa para comprar ou não a história que está sendo apresentada. Pense nisso.

 Bom, é isso. Como disse não sou nenhuma especialista, mas esses são os detalhes que na minha humilde opinião não podem faltar. E vocês, o que mais gostam de ver em uma resenha?

 Espero que tenham gostado e até a próxima!