|Resenha| Um Porto Seguro

Título Original: Safe Heaven
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 414 páginas
 Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
Encontre o Livro: Skoob | Submarino | Saraiva

 Estava com saudades de Nicholas Sparks, e mesmo não gostando muito dos últimos dois livros que li do autor (O Melhor de Mim e Uma Curva na Estrada), resolvi dar mais uma chance. E não me decepcionei, o autor me surpreendeu.

 Um Porto Seguro conta a história de Kate, uma mulher de 27 anos que cruza o país fugindo de seu antigo marido. Agora ela tenta recomeçar a vida em Southport, na Carolina do Norte.
 Já contava  contava 27 anos, não tinha amigos e havia deixado de ser uma mulher loira de cabelos compridos há algum tempo. Ela tinha se mudado para aquele lugar sem praticamente nada e, alguns meses depois, ainda tinha pouco. O dinheiro ficava guardado para emergências e ela preferia passar fome a ter que usá-lo. Simplesmente saber que a lata estava ali fazia com que conseguisse respirar um pouco mais aliviada, pois o passado sempre estava à espreita e poderia retornar a qualquer momento. Um passado que cruzava o mundo procurando por ela, e ela sabia que sua fúria crescia a cada dia que passava.
 Pág. 18
 Nessa nova vida ela conhece sentimentos que nunca imaginou encontrar: como uma nova e inesperada amiga que parece saber exatamente pelo que ela está passando e que sabe lidar com os problemas de uma forma inteligente e divertida. Também conhece a sensação de ser amada e bem tratada por um homem.
 Logo que se conhecem, Kate e Alex já sentem que algo está acontecendo, a cada dia a ansiedade de ver o outro aumenta e de repente os dois já são amigos, talvez até algo a mais. Mas há tantas dúvidas, tantas coisas em jogo. Alex tem medo de se machucar e precisa proteger os filhos de sofrer ainda mais. Kate precisa escolher entre viver uma vida feliz e estável ou continuar se escondendo do passado que a persegue dia após dia.

 O livro é alternado entre os pontos de vista de Kate, Alex e Kevin, o que é típico do tio Nicholas, mas  gostei bastante, principalmente por causa do Kevin. Conseguimos ver o que se passa na cabeça de um agressor, como ele se sente em relação à mulher, sua insanidade. É tudo muito intenso, e por isso adorei.
 Sobre a escrita do autor, continua a de sempre, rápida e leve. Apesar de serem  mais de 400 páginas, você lê super rápido, a história te prende e a narrativa é tão fluida, que quando vê já está quase no fim, e querendo mais.

 Se você já conhece Nicholas Sparks, não tem jeito, a história acaba ficando um pouco previsível. Mas apesar de saber desde o começo o que poderia acontecer mais para frente, isso não mudou minha opinião sobre o final, que foi maravilhoso. Já vi muita gente que não gostou do final e entendo porque. É uma proposta que não funciona pra todos, bem improvável. Mas acho que se trata de uma mensagem de fé e de que o amor ultrapassa qualquer barreira. Recomendo muito!

★ ★ ★ ★ ★