|Resenha| Métrica

Título Original: Slammed
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera
Nº de Páginas: 300
O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

 Encontre o livro: Skoob | Saraiva | Livraria Cultura

 Para ser bem sincera, antes de ler Métrica, eu nunca fui fã de poesias, apesar de gostar de algumas, o gênero simplesmente não fazia meu tipo. Mas isso acaba de mudar.
 O livro conta a história de Layken, que em duas semanas perdeu praticamente tudo o que tinha: seu pai, sua escola, seus amigos, e até sua cidade querida. Agora ela se vê obrigada a mudar para uma cidade no fim do mundo com a mãe devastada e o irmão mais novo.
 Isso poderia ser o fim do mundo se logo de cara ela não conhecesse Will Cooper, seu vizinho lindo, atencioso e que parece estar completamente interessado nela. Além disso os irmãos dos dois se dão super bem e até a mãe de Lake já foi conquistada pelo charme de Will. As coisas parecem estar finalmente se acertando.
 Mas claro que tudo parece estar bom demais para ser verdade. Logo os dois descobrem um motivo pelo qual não podem ficar juntos. E apesar de terem se conhecido há pouco tempo, Lake não consegue mais ficar longe de Will, e isso a desgasta mais a cada dia.
 Queria poder contar a ela sobre Will. Quero contar que, assim que nos conhecemos, senti algo que nunca senti antes por um garoto. Quero falar do nosso primeiro encontro e de como passei a noite inteira com a sensação de que nos conhecíamos há anos. Quero contar sobre a poesia dele, nosso beijo, tudo. E mais do que tudo, quero contar como foi vê-lo no corredor quando percebemos que nosso destino não estava em nossas mãos. Mas sei que não posso, não posso contar para ninguém.
 Pág. 90
 Quanto mais tentam ficar longe um do outro, mais essa paixão repentina aumenta, mas ao mesmo tempo muitas coisas aparecem para fazer com que o romance não dê certo. Ambos possuem tanto pelo que lutar, tantas responsabilidades que os fazem amadurecer muito mais rápido do que as pessoas de sua idade. Will principalmente, ele é apaixonante, simples assim! Além de lindo e divertido, tem uma história de vida tão linda, e luta dia apos dia para criar e sustentar o irmão de 9 anos e superar a morte dos pais, tudo isso com apenas 21 anos!
  Métrica é um livro rápido, tanto pelo número de páginas quanto pelo ritmo da história. Tudo acontece muito rápido e nos vicia desde a primeira página. À medida que os acontecimentos vão desenrolando, alguns mistério vão sendo desvendado e nos levam a um final lindo e surpreendente. Que te deixa com lágrimas nos olhos e gosto de quero mais.

 Além da história de vida linda, a poesia está presente sempre no livro, e essa foi outra coisa que eu adorei. O slam é um estilo diferente de poesia, linda por sinal, que trata desde assuntos simples do cotidiano até os sentimentos mais profundos. Vou dar só uma palinha pra vocês:

As pessoas não gostam de falar sobre a morte porque
isso as deixa tristes.
Se ao menos, elas tivessem se preparado, aceitado o
inevitável, feito planos,
compreendido que não se tratava apenas da vida delas.
Morte. A única coisa inevitável da vida.

 E isso é só um pedacinho de uma das dezenas de poesias (maravilhosas) que aparecem no poema.
 Se quiser um livro para chorar um pouco, se apaixonar, ler uma boa poesia e ainda entender o verdadeiro valor da vida, este é o livro certo.

★ ★ ★ ★ ★