|TOP 10| Os Melhores de 2013

 2014 tá aí, galera!!! *-* Eu sei que estou atrasada com a comemoração, mas enfim.
 Também sei que estou atrasada com esse post, mas fiquei enrolada com as festas de fim de ano, e agora estou aqui.
 2013 passou e foi um ano bem legal, afinal terminei o colégio (o que não foi uma tarefa fácil), fiz meus temidos dezoito anos... E também foi um ótimo ano como leitora, porque levei o blog mais a sério, e li muito mais do que em 2012. Foram 53 livros ao todo (se vocês quiserem ver a lista completa é só clicar aqui)! Foram 19 livros a mais do que 2012! Sim, eu acho isso um avanço.
 E claro que alguns desses livros se destacaram, então vou mostrar meu top 10 com as melhores leituras do ano passado. Desconfio que vocês já saibam quais foram algumas das minhas escolhas. Vamos lá?

10. Procura-se Um Marido - Carina Rissi

 Li Procura-Se Um Marido nas férias de julho e não me arrependi nem um pouco, ele tem mesmo cara de férias com a narrativa deliciosa de Carina Rissi. É leve, te faz gargalhar com as loucuras de Alicia e ao mesmo tempo ter dó dela e torcer por ser final feliz. Acho que comecei muito bem minha "relação" com a autora, afinal estou mega ansiosa para ler seus outros livros.







9. Sangue na Neve - Lisa Gardner

 Sangue na Neve foi aquele que fez eu me apaixonar pelo gênero policial. A narrativa de Lisa Gardner é tão intensa, tão rica em detalhes que te tira o fôlego, e você toda hora quer pular para o último capítulo e saber o que acontece no final.
 Me senti lendo um episódio de CSI e me questionando toda hora quem era o culpado, e o final não era nada do que eu esperava, o que o deixou ainda melhor.





8. A Culpa é Das Estrelas - John Green

 Esse foi um dos livros mais polêmicos li no ano, e por isso estava tão curiosa. Muita gente ama, muita gente odeia John Green. Acabou que fui muito bem surpreendida pela escrita do autor, que não é nada como eu imaginava. Ele fala de tragédia, fala de câncer, mas de um jeito completamente diferente do que estamos acostumados, a la Nicholas Sparks. É mais real, sabe? Tem humor, tem os dramas da adolescência, tem romance, o livro foca sim na doença, mas de vários pontos de vista, várias formas diferentes. O autor soube muito bem dosar isso com sua narrativa deliciosa.




7. Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare

 Mas é óbvio que tia Cassie Clare não podia faltar nessa lista, né? Todo mundo sabe que Os Instrumentos Mortais é minha série favorita! 
 Pra ser bem sincera, eu não esperava muito desse livro, de verdade. Pra quem não sabe, Cidade de Vidro (terceiro volume da série) era pra ser o último, mas a autora quis continuar. Eu achei que me sentiria enrolada, que não tinha mais história pra colocar ali. Como eu estava enganada... Ela conseguiu não só dar continuidade à história como colocar novos personagens, novos mistérios. E deu super certo!




6. A Seleção - Kiera Cass

 A seleção foi minha primeira leitura de 2013, e já comecei o ano muito bem. Ele mistura conto de fadas, distopia, intrigas e romance. É uma história bem original. A escrita da Kiera é muito gostosa e ao mesmo tempo intensa nos deixando com vontade de devorar o livro. Uma leitura rápida e que vale muito a pena. Mal posso esperar pelo desfecho da trilogia.







5. Métrica - Colleen Hoover

 Métrica me ganhou por vários motivos. É um livro rápido, tanto pelo número de páginas quanto pelo ritmo dos acontecimentos. Além da história de vida linda (e trágica) de Will e Lake, a poesia está presente o tempo todo, e essa foi outra coisa que adorei. O slam é um estilo diferente de poesia, linda por sinal, que trata desde assuntos simples do cotidiano até os sentimentos mais profundos. 






4. Entre o Agora e o Nunca - J. A. Redmerski

Já contei pra vocês a minha história de amor com esse livro na resenha, então não vou contar de novo. O que mais me encantou foi a mensagem de liberdade passada principalmente pelo Andrew. E sua ligação com Cam é tão intensa que chega a ser palpável. E claro, tem a road trip que foi o diferencial que fez eu me apaixonar de vez pela história. Entre o Agora e o Nunca tem a pitada certa de drama, humor, romance e aventura que nos faz não querer que essa viagem acabe nunca!






3. Liberta-Me - Tahereh Mafi

 Outra autora que não poderia faltar no meu top 10 era Tahereh Mafi. Estilhaça-Me foi meu livro favorito de 2012, então estava morrendo pela continuação.
 O que mais gostei foi o destaque que a autora deu para Warner, um dos personagens mais controversos que conheço. Ele era apenas um vilão e ponto. Mas agora, o vejo de forma completamente diferente. Tahereh Mafi continua com sua escrita única, fazendo o livro ficar perfeito com cenas quentes, românticas, dramáticas, de ação, de te deixar com o coração na mão, e acima de tudo, intensas.



2. Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare

Mais um da série Os Instrumentos Mortais, Cidade das Almas Perdidas continua com a narrativa cheia de mistérios, reviravoltas e magia. E claro, com muito romances e personagens apaixonantes. Uma coisa nova que eu adorei é que a autora explorou muito mais os personagens secundários, tirou um pouco (eu disse só um pouco) o foco de Jace e Clary e deu espaço para personagens novos (e alguns nem tão novos assim) como Magnus, Isabelle, e meu mais novo casal favorito: Maia e Jordan, o casal de lobisomens que é impossível não amar. Outro personagem que também teve muito destaque foi o Sebastian. Sabe aquele vilão que você acaba amando? Então. 




 Acho que a minha escolha foi meio obvia, certo? O tanto que eu falei desse livro ano passado, era de se desconfiar que ele fosse o primeiro.
Já tinha lido outro livro da autora, e apesar de ter gostado, não dava nada pra esse, e fui tão surpreendida. Como eu Era Antes de Você é triste. Você sabe disso logo que começa a ler. Mas não é apenas mais uma história triste, é uma história com conteúdo, que te ensina alguma coisa, te faz se sentir na pele dos personagens, te faz rir e chorar. É uma lição de vida. É aquele tipo de livro que ainda fica na sua cabeça um bom tempo depois de ter terminado.
 É uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


 Bom, pessoal. Esses foram meus favoritos de 2013, e espero que esse ano seja tão bom ou melhor.
 O que acharam? Leram algum desses? Gostaram? Não deixem de comentar!