|Resenha| Jogos Vorazes

Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco
 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
 Encontre o Livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Sim, finalmente li Jogos Vorazes! Sério, me sentia um ET por nunca ter lido ou visto o filme. Ainda mais eu, que sou viciada em distopias. Agora posso falar o que acho.

 No primeiro livro da trilogia, conhecemos Katniss, uma garota doce que ama sua irmã acima de tudo. Com a mãe doente e depressiva e o pai morto nas minas de carvão, Prim é tudo que lhe restou. Ela também pode contar com Gale, seu melhor amigo, que a ajuda sempre que precisa.
 A vida de Katniss é tão tranquila quanto possível, afinal ela já se acostumou com a vida triste que tem, de pobreza e uma certa solidão. Isso muda quando ela acaba sendo uma dos escolhidos para lutar nos Jogos Vorazes, que ocorre uma vez por ano, onde um casal de cada distrito é obrigado a jogar contra outros para garantir sua sobrevivência e o reconhecimento do seu povo. É sua chance de mudar não só sua vida, mas a de toda Panem. Isso se ela sobreviver.
 Enfim, Katniss é escolhida junto com Peeta, até então um (nem tão) desconhecido para lutar por seu distrito.

 Então, a ação começa.
 Depois de alguma preparação, os dois são jogados numa selva com outros jovens de todos os tamanhos, criações e diferentes motivos para estarem ali. É hora de dar começo a um jogo não só de interesses mas também sobrevivência. Um jogo cheio de sangue, ação, surpresas e com apenas um vencedor.

 E que os jogos comecem!

 Gostei da proposta de Suzanne Collins. O universo que a autora criou é bem interessante. Os Estados Unidos sumiram para dar lugar a Panem, uma nação divida entre doze distritos, cada um com suas próprias características e fonte de renda. O distrito doze, por exemplo, tem o carvão como base. Tudo bem típico de uma distopia.

 Sobre os personagens... Não gostei tanto da Katniss. Apesar de ela ser muito corajosa, e fazer de tudo para proteger quem ama, achei que em alguns momentos ela foi muito egoísta, muito focada em si própria e em como era vista lá fora. Ela também é muito indecisa. Fica se perguntando sempre o que deve fazer, qual a escolha certa e blá blá blá.
 Já sobre o Peeta, gostei bastante dele, tem todo aquele jeito de bom moço apaixonado e herói. Mas também achei que ele foi muito inocente algumas vezes.

 Apesar de ter gostado da história, não achei tudo o que falam (é agora que vocês me perseguem com tochas e facões). Achei algumas falhas na escrita da autora, e o final não me agradou tanto. Por isso fiquei entre três e quatro estrelas.
 Mesmo assim, vou dar uma chance para os outros dois livros e finalmente tirar minhas conclusões sobre a série. Mas pelo que já ouvi, acho que vou gostar.

★ ★ ★ ★ 

Já estão participando do Top Comentarista de Abril?