Séries favoritas acabando em 2014


























 Estava nesse último fim de semana dando uma olhada nas novidades do mundo literário e me dei conta de que três das minhas séries favoritas vão acabar agora, no meio do ano. Fiquei desesperada, tanto de ansiedade quanto de medo pelo final delas, e também de tristeza por saber que vão acabar. E foi por isso que resolvi fazer esse post.
 Vamos lá?

A Seleção


  

 A trilogia distópica A Seleção mostra um mundo completamente diferente, em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa. Esse país é divido por castas, e de tempos em tempos, há uma competição que reúne 35 garotas entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe. É a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço.
 No primeiro livro conhecemos America Singer, da casta Cinco, dos artistas, que deve ser a única garota no mundo que não está nenhum pouco ansiosa para a Seleção. Apesar de não ter uma vida fácil, ela não quer abandonar seu namorado secreto Aspen, um Seis.
 Depois de muitas reviravoltas, America acaba dentro da competição e faz vários amigos (e inimigos) e percebe que quer sim essa vida, não só pela riqueza, mas por poder ajudar sua família e fazer justiça às castas inferiores. E claro que mesmo sem querer, ela acaba se apaixonando pelo príncipe Maxon.
 Apesar de ser do gênero distopia, esse não é o foco da história. A parte mais política só aparece um pouco mais no segundo livro e mesmo assim não é o tema principal. O foco mesmo são as decisões que America tem que tomar e o triângulo amoroso que é criado entre Aspen, America e Maxon. É como se fosse um conto de fadas moderno.
 Depois de me apaixonar pela história de A Seleção, mal via a hora de ler  A Elite, mas apesar de ter gostado, confesso que fiquei um pouco decepcionada. Parece que o tempo no palácio deixou America um pouco mimada e egoísta, além de super indecisa. Maxon também deixou um pouco a desejar, já que mesmo sendo o fofo de sempre, também mudou muito.  Já o Aspen, o odiei. Apesar de ficar em dúvida entre os dois em A Seleção, essas dúvidas acabaram, Aspen se mostra infantil, egoísta e descuidado, pondo em risco tanto ele quanto America.
 Apesar de todos esses pontos, eu continuo gostando e apostando no fim da história, mega ansiosa para saber o desfecho. Será que America largará tudo para se tornar princesa ao lado de Maxon?
 O lançamento mundial de A Escolha acontece essa semana, dia 06 de maio.

Estilhaça-Me


  

 Sabe o que é você se apaixonar por uma história a primeira vista? Foi isso que aconteceu com Estilhaça-Me. Assim que vi a capa e li a sinopse já não me aguentava de curiosidade. Senti uma onda enorme de felicidade quando finalmente peguei o livro em mãos, e não me decepcionei. A história é uma distopia e se passa em um mundo caótico onde não há ar puro para respirarmos, comida para comermos, água, animais, tudo está perto do fim.
 No primeiro livro da trilogia conhecemos a adolescente Juliette, que desde que nasceu tem um estranho poder de causar agonia às pessoas apenas pelo toque. Isso leva a garota a ser rejeitada pelos pais e sofrer buylling na escola, sempre sofrendo por ninguém se aproximar dela, sempre a tratando como um monstro.
 Depois de passar 264 dias presa após um assassinato acidental, a vida de Juliette começa a mudar quando ela recebe um inusitado companheiro de quarto, Adam, um bad boy tatuado e com os olhos mais lindos que Juliette já viu. E assim começa uma história de amor, poder e fuga. Mas claro que tudo isso não será nada fácil quando os dois estão sempre na mira do soldado Warner que quer Juliette de qualquer jeito pois é fascinado por seu poder e acredita que juntos, eles podem conquistar o mundo.
 Como disse, só a sinopse já é de prender o leitor e prometer muita ação, e claro que a promessa foi cumprida. Perdi o fôlego em várias cenas. A escrita de Tahereh Mafi é tão intensa que te faz devorar o livro sem querer desgrudar dele. E o final é de te fazer gritar de tanta ansiedade.
 Aí temos Liberta-Me, segundo livro que continua com uma boa dose de ação, romance e tudo de bom, principalmente por conhecermos mais Warner (suspiros involuntários),  eu ADOREI o destaque que a autora deu para ele, para os seus sentimentos, seu passado...  Antes ele era apenas um vilão e ponto, mas ela nos mostra um Warner diferente.
  Quando foi chegando o final, fiquei louca esperando o que poderia acontecer, e claro que a autora nos surpreendeu mais uma vez, como era de se esperar. Agora só nos resta ver que lado vai ganhar essa batalha e como Juliette escolherá usar seus poderes, para o bem ou para o mal.
 O último livro da trilogia (com a capa original!!!), Incendeia-Me tem lançamento marcado para junho no Brasil (quatro meses após o lançamento dos EUA), mas ainda não se sabe o dia.

Os Instrumentos Mortais

  
  

 Confesso que não esperava grandes coisas de Os Instrumentos Mortais, nem tinha grande interesse em começar a ler a série. Isso só mudou quando ganhei os três primeiros livros de uma amiga linda (obrigada mais uma vez, Sil) e agora estou aqui, morrendo de curiosidade.
 A saga se desenvolve em volta de Clary, que em um dia é apenas uma adolescente comum, saindo com os amigos e no outro, descobre que toda sua vida é uma mentira, e que nada no mundo que ela conhece é realmente da maneira que aparenta. Há um mundo paralelo ao nosso que apenas as pessoas com a Visão podem ver. E esse mundo é povoado por sereias, vampiros, lobisomens, demônios e nephilims. Como se isso não bastasse, do nada ela perde todas as pessoas que ama, pois sua mãe e seu padrasto desaparecem e quando ela tenta voltar para casa, é atacada por um demônio. É com a ajuda de alguns novos amigos que ela vai descobrir mais sobre esse novo mundo, sua verdadeira descendência, seus poderes e como fazer para trazer sua mãe de volta.
 Um desses amigos é Jace, o nephilim bad-boy que parece estar disposto a fazer qualquer coisa para irritá-la mas que também a protege de tudo e todos. Mas o romance deles não é tão simples. Clary e Jace precisam lutar contra o amor que sentem por vários motivos. Afinal, há coisas mais importantes do que um romance adolescente. Talvez o fato de uma batalha sangrenta estar acontecendo no Submundo ajude. Ou outras coisinhas mais (lê-se spoilers).
 Bom, basicamente é isso, se for falar um pouquinho de cada um dos cinco livros da série que já li, o texto não só vai ficar enorme como vou contar vários spoilers.
 A escrita de Cassandra Clare é maravilhosa, daquela que te prende e te faz passar várias páginas sem nem perceber, com muita suspense, muitos mistérios, mas também muita comédia e muito romance. Outra coisa muito legal é a construção dos personagens, que crescem de livro pra livro, diante dos nossos olhos. A autora teve o cuidado de deixar eles crescerem junto com os leitores. E quando achamos que não tem mais onde enfiar história, ela aparece com, novos mistérios, novos personagens apaixonantes, que só nos fazem amar ainda mais a história.
 Acho que meu favorito até agora foi Cidade das Almas Perdidas, porque é a prova de toda essa evolução que falei pra vocês, e também tem personagens novos maravilhosos e muito mais suspense e romance, além do final do livro é incrível. Você termina a última frase tipo: "Não acredito nisso!". É galera, o último livro da série promete!
 Cidade do Fogo Celestial tem lançamento marcado para dia 27 de maio nos Estados Unidos e chega nas livrarias brasileiras em junho!

 É minha gente, esse meio de ano não vai ser nada fácil, afinal tem três histórias muito legais acabando. Hora de preparar os corações e torcer pra que os finais sejam melhores do que esperamos.