|Resenha| O Lado Bom da Vida

 Título Original: The Silver Linings Playbook
 Autor: Matthew Quick
 Editora: Intrínseca
 Nº de Páginas: 255
 Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 
Encontre o Livro: Skoob | Submarino | Saraiva

 Publicado no Brasil em 2012 pela editora Intrínseca, o livro conta a história de Pat Peoples, que aos trinta anos acaba de sair de uma clínica psiquiátrica, sem se lembrar ao menos de como foi parar lá. A única coisa que Pat sabe é que agora que saiu, pode finalmente dar um fim ao "tempo separados" que passou sem Nikki, sua esposa.
 Mas as coisas parecem tão estranhas com sua volta. Pra começar, sua família e amigos evitam tocar no nome de Nikki, e nem comentar o que aconteceu com ele antes de sua internação. Mas nada disso importa, pois Pat está determinado a reorganizar sua vida e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
 A escrita de Matthew Quick é muito gostosa, não me senti enrolada nem entediada em nenhum momento.
 O mais legal é que como o livro é narrado em primeira pessoa, acompanhamos a bagunça que é a cabeça de Pat. Ele não entende nada do que está acontecendo, mas continua fiel (e obcecado) por Nikki, crente de que ela vai voltar. Ele também é viciado em exercícios físicos e tem um misterioso trauma de Kenny G.
 Pat é um daqueles personagens que é impossível não amar. Inocente, apaixonado pela esposa, e mentalmente perturbado (como ele mesmo se define).
 Tiffany é muito intrigante, ela também teve um trauma no passado que a fez ficar abalada mentalmente. Ela é chata, mal educada e estranha, mas quando a conhecemos, vemos que também é um amor. Ele diz que sua vida é um filme e age como se isso fosse verdade.
 Outra coisa que recebe muito destaque no livro é futebol americano. Pat e toda sua família e amigos são obcecados pelo jogo. Algumas coisas eu não entendi, porque não sei nada sobre o esporte, mas o foco mesmo está na torcida, que serve como elo entre Pat e a realidade.
 Resumindo, é um livro leve e divertido, mas que ao mesmo tempo tem seu toque de drama e romance, e que te prende do começo ao fim, querendo saber qual o verdadeiro passado de Pat. Além de tudo isso, ainda temos personagens apaixonantes, que fazem de O Lado Bom da Vida a escolha certa para próxima leitura.

 O sucesso do livro foi tanto que ele até ganhou sua versão no cinema, tendo como personagens principais os atores Bradley Cooper (lindo) e Jennifer Lawrence (de Jogos Vorazes). Mas como ainda não assisti, não posso falar pra vocês o que achei.

                                ★ ★ ★ ★ 

Já estão participando do Top Comentarista Abril/Maio?