|Resenha| Todo Dia

Título Original: Every Day
Autor: David Levithan
Editora: Galera
Nº de Páginas: 280
 Toda manhã, A acorda em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Encontre o Livro: Skoob | Saraiva | Submarino

 Tem coisa melhor do que já começar o ano com ótimas leituras? Eu acho que não. Ouvi falarem tanto desse livro que não resisti e comprei assim que pude.
 Que eu me lembre, Todo Dia é o primeiro que leio onde o tema central é a viagem no tempo. Nele, conhecemos A, que todo dia acorda em um corpo diferente, invadindo a vida de seus "hospedeiros", todos da mesma idade e país, sendo homem ou mulher, gordo ou magro, saudável ou não...
 Ontem eu era uma garota numa cidade que, imagino, fica a duas horas daqui. No dia anterior, era um garoto numa cidade a três horas de distância. Já estou me esquecendo dos detalhes deles.
 Tenho que esquecer, caso contrário, nunca vou me lembrar de quem sou de verdade.
 Pág. 9
 Como tem essa vida desde que nasceu, A já está acostumado a viver cada dia uma vida diferente, isso o fez tomar certos cuidados para não interferir na vida dos outros, mas isso muda quando num belo dia ele entra no corpo de Justin, um garoto estúpido e egoísta que não dá valor à namorada, Rhiannon. Então A se apaixona e tudo muda.
 Aí entram algumas questões complicadas: e o verdadeiro namorado de Rhiannon? Como eles vão estar juntos se cada dia A é uma pessoa diferente? Como eles podem ter um futuro desse jeito?

 A é um dos personagens mais puros que já conheci. Primeiro porque ele não pode ser definido por gênero,  sua mentalidade é completamente inocente e mesmo entrando em tantas vidas, ele nunca julga as pessoas ao seu redor. Achei isso demais.
  Rhiannon também me encantou, mas nem tanto. Ela é muito apegada às aparências, e isso dificulta a relação dos dois.

 Pra mim, o forte do livro é a mensagem que ela passa sobre aparências, como A está cada dia numa vida diferente, com corpos e personalidades que sempre mudam, isso acaba nos mostrando que não é a "casca" que importa, e sim o que está dentro dela. Ele é incrível e nem mesmo tem uma aparência definida, ele nos conquista pelo que é.
 Outra mensagem é do valor que quase nunca damos aos momentos simples da vida, e até mesmo ao nosso próprio corpo.
 -É só que, sei que parece um modo horrível de se viver, mas eu já vi muitas coisas. É muito difícil ter uma noção verdadeira do que é a vida quando se está num único corpo. Você fica preso a quem você é. Mas quando quem você é muda todos os dias, você fica mais próximo da universalidade. Mesmo dos detalhes mais triviais. Você percebe que cerejas têm gostos diferentes para pessoas diferentes. Que o azul parece diferente. [...] Se você perguntar à maioria das pessoas qual a diferença entre a segunda e a terça-feira, provavelmente vão responder dizendo o que comeram no jantar à noite. Eu, não. Ao enxergar o mundo de tantos ângulos, percebo melhor a dimensão dele.
 Pág. 93
  A narrativa de David Levithan é deliciosa, nos prende desde o primeiro capítulo. Ele conseguiu balancear perfeitamente a mensagem complexa da história sem tirar a simplicidade típica de livros YA.
 Apesar de algumas pessoas reclamarem pela falta de explicação sobre o porque de A ser assim, eu não achei que essa explicação fosse necessária, afinal não era esse o foco principal do livro.
 O final também é lindo, não o que eu queria, mas completamente coerente com a história.

 Enfim, recomendo muito pra quem procura um livro fofo, reflexivo e que te deixe com aquela vontade de quero mais...
 Se você olhar para o centro do universo, existe frieza lá. Um vazio. No final das contas, o universo não se importa conosco. O tempo não se importa conosco.
 É por esse motivo que temos que cuidar um dos outros.
 Pág. 275
★ ★ ★ ★ ★ 

9 comentários:

  1. Adorei a tua resenha, e fiquei super empolgada com o livro! Entrou para minha listinha!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que entrou pra sua lista, depois me conta o que achou porque eu amei.
      Beijos!

      Excluir
  2. Preciso parar de ler resenhas desse livro, se não vou acabar gastando o dinheiro que eu não tenho hauhaua, Parabéns pelo blog =D

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Eu também ando sem dinheiro, mas paguei baratinho nele.
      Espero que consiga ler e que goste tanto quanto eu.
      Obrigada <3
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Stéph,
    adorei sua resenha. Sempre que leio resenhas desse livro fico com mais vontade de ler e ao ler a sua minha sensação não foi diferente rs Ganhei esse livro mas ainda não tive tempo de ler acredita?!
    Vou adianta-lo na minha meta!

    Beijão
    Paulinha
    http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não credito que ainda não leu!!! Para tudo e vai ler agora! Hahahha
      Depois me conta se gostou.
      Obrigada pelos elogios.
      Beijos!

      Excluir
  4. Amei esse livro!
    Um dos melhores que li ano passado!
    Muito legal os quotes que você escolheu
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!